Valores podem ficar em custódia para que sejam liberados só depois do aval de um tabelião.
Depositphotos
Cartórios de Notas de todo o país passam a oferecer a Conta Notarial — uma solução que permite o depósito de um valor em custódia, garantindo sua liberação só depois que o cumprimento do contrato seja verificado por um tabelião, informou o Colégio Notarial do Brasil – Rio de Janeiro (CNB/RJ).
A ferramenta foi criada com o objetivo de evitar calotes em situações como a compra de um imóvel, a encomenda de um produto ou o pagamento por um serviço.
Prevista pelo Marco Legal das Garantias (Lei Federal nº 14.711/23), a Conta Notarial foi regulamentada pelo Provimento nº 197/2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e já pode ser contratada diretamente junto a qualquer Cartório de Notas habilitado, pelo site.
O novo serviço se integra ao e-Notariado, plataforma digital oficial dos Cartórios de Notas, que já oferece escrituras, procurações, testamentos, autenticações e autorizações eletrônicas com validade nacional.
“É uma solução transformadora para os negócios privados no Brasil”, afirma Edyanne Moura da Frota Cordeiro, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Rio de Janeiro (CNB/RJ). “Ao garantir que o dinheiro só será liberado com o cumprimento do que foi pactuado, a Conta Notarial protege ambos os lados e ainda ajuda a reduzir o custo do crédito e o número de disputas judiciais contribuindo com a desjudicialização”, completa.
📸Clique aqui e siga o perfil do g1 no Instagram!
✅Siga o canal do g1 Rio no WhatsApp e receba as notícias do Grande Rio direto no seu celular.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que 339 mil aposentados e pensionistas aderiram ao acordo com o órgão para receber o dinheiro relativo a descontos indevidos relacionados à fraude no INSS.
Aposentados e pensionistas já podem aderir a acordo para receber dinheiro do INSS
O prazo para adesão começou no último dia 11 e os pagamentos serão realizados a partir do próximo dia 24.
Podem aderir ao plano de ressarcimento os beneficiários que fizeram a contestação dos descontos e não obtiveram resposta das entidades após 15 dias úteis.
Segundo o INSS, os valores serão corrigidos pela inflação (IPCA) e serão pagos em depósitos diários para 100 mil pessoas, diretamente na conta do beneficiário.
Por isso, quem já aderiu ao acordo receberá o dinheiro em até quatro dias úteis após o começo dos pagamentos. Os pagamentos, informa o órgão, serão feitos em ordem de adesão.
Como aceitar o acordo pelo aplicativo Meu INSS?
Acesse o aplicativo Meu INSS com CPF e senha.
Vá até “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido (se houver mais de um).
Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione “Sim”.
Clique em “Enviar”.
INSS divulga cronograma de ressarcimento a aposentados e pensionistas que tiveram algum desconto ilegal
Consultar valores
O INSS informa que cerca de 2,5 milhões de pedidos estão aptos a assinar o acordo e, nestes casos, já é possível consultar o valor a receber tanto no aplicativo Meu INSS como em agências dos Correios. A adesão também pode ser feita por estes dois canais.
O órgão destaca que "a adesão não exige envio de documentos e permite que os beneficiários que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 recebam o valor de volta sem precisar entrar na Justiça, por via administrativa."
Contato
Rua Domingos Cardoso, 405 - São Benedito
Ibaté, SP | CEP 14815-000
+55 (16) 3343 1268
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.